AS
ESTAÇÕES DO ANO E O MOVIMENTO ORBITAL DA TERRA
Tempo previsto: 08 aulas.
Conteúdos e temas: movimento de translação da Terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da Terra.
Competências e habilidades: identificar regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos físicos como o movimento de um pião ou a rotação da Terra; utilizar modelos explicativos para compreender e explicar as estações do ano; a partir de conhecimentos sistematizados sobre as estações do ano, argumentar sobre a sua influência na vida terrestre.
Estratégias: levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões; leitura e interpretação de textos e gráficos; debates em grupo e pesquisa orientada de informações na internet ou em outros meios.
Avaliação: qualidade dos registros; participação, cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas; participação individual nas discussões e exercícios propostos; participação nos grupos e produção final.
Procedimentos metodológicos
Inicialmente, os alunos serão
questionados sobre a temática envolvendo as estações do ano, onde será feito
uma discussão compartilhada dos conhecimentos prévios.
Em seguida, a classe será dividida em
duplas para a utilização da SAI – sala ambiente de informática para a
realização das atividades que serão propostas.
ATIVIDADE 1
Cada dupla deverá pesquisar os temas referentes às
estações do ano, abrangendo os seguintes subtemas:
ü O que faz
as estações do ano acontecerem?
ü Quais as
características de cada estação do ano?
ü O que
muda nas plantas e animais em cada estação do ano?
ü Qual a
importância das estações do ano?
Sites de pesquisa
Ø Brasil
escola, estações do ano, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm
Ø Ciência à
mão, estações do ano, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=estacoes%20do%20ano
Ø Fiocruz,
estações do ano, disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
ATIVIDADE 2
Pesquisando as influências das estações do ano na vida terrestre. Para complementar esta etapa, os alunos devem montar as duplas que se dediquem a pesquisar, cada um deles, um dos seguintes temas:
a)
Estações do ano e variações climáticas.
b)
Estações do ano e agricultura.
c)
Estações do ano e mudanças no clima, na fauna e na flora.
Sites de pesquisa
ATIVIDADE 3
Os alunos deverão produzir no final das pesquisas uma apresentação dos resultados obtidos em power point e socializar com a classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário