ATIVIDADE DO 8º ANO A

AS ESTAÇÕES DO ANO E O MOVIMENTO ORBITAL DA TERRA
 
Tempo previsto: 08 aulas.
 
Conteúdos e temas: movimento de translação da Terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da Terra.
 
Competências e habilidades: identificar regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos físicos como o movimento de um pião ou a rotação da Terra; utilizar modelos explicativos para compreender e explicar as estações do ano; a partir de conhecimentos sistematizados sobre as estações do ano, argumentar sobre a sua influência na vida terrestre.
 
Estratégias: levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões; leitura e interpretação de textos e gráficos; debates em grupo e pesquisa orientada de informações na internet ou em outros meios.
 
Avaliação: qualidade dos registros; participação, cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas; participação individual nas discussões e exercícios propostos; participação nos grupos e produção final.
  
Procedimentos metodológicos

            Inicialmente, os alunos serão questionados sobre a temática envolvendo as estações do ano, onde será feito uma discussão compartilhada dos conhecimentos prévios.

            Em seguida, a classe será dividida em duplas para a utilização da SAI – sala ambiente de informática para a realização das atividades que serão propostas.
 
ATIVIDADE 1

Cada dupla deverá pesquisar os temas referentes às estações do ano, abrangendo os seguintes subtemas:

ü  O que faz as estações do ano acontecerem?

ü  Quais as características de cada estação do ano?

ü  O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?

ü  Qual a importância das estações do ano?

Sites de pesquisa   

Ø  Brasil escola, estações do ano, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm

Ø  Brasil escola, verão, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm

Ø  Brasil escola, primavera, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm 

Ø  Ciência à mão, estações do ano, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=estacoes%20do%20ano 

Ø  Fiocruz, estações do ano, disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm  

Ø  Brasil escola, equinócio, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/equinocio.htm 

Ø  Precessão do eixo da Terra, disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm

Ø  Brasil escola, solstício, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/solsticio.htm

Ø  As estações do ano, disponível em: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php


ATIVIDADE 2
 
Pesquisando as influências das estações do ano na vida terrestre. Para complementar esta etapa, os alunos devem montar as duplas que se dediquem a pesquisar, cada um deles, um dos seguintes temas:

a) Estações do ano e variações climáticas.

b) Estações do ano e agricultura.

c) Estações do ano e mudanças no clima, na fauna e na flora.
 
Sites de pesquisa   



















 
ATIVIDADE 3
 
Os alunos deverão produzir no final das pesquisas uma apresentação dos resultados obtidos em power point e socializar com a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário