ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo educativo, ao
longo do tempo, passou por muitas mudanças. Essas alterações estão relacionadas
com a melhoria na qualidade do ensino. Não podemos deixar de mencionar as estratégias
que o professor utiliza para efetivar a aprendizagem significativa do aluno.
Em minha prática pedagógica,
procuro a todo o momento manter uma relação de parceria com meus alunos. Na
interação dos personagens, sou um grande ouvinte e, nessa postura, procuro ser
um mediador no processo de aprendizagem buscando estratégia para alcançar os
objetivos das situações de aprendizagem.
Nesse sentido, os alunos, em
sala de aula falam, comunicam e expressam suas opiniões a respeito do tema em
questão. A estratégia que utilizo nesse instante é questionar o grupo e
estimular a busca dos conhecimentos adquiridos para responder oralmente as
questões.
Outra estratégia utilizada é
de não responder prontamente um questionamento feito pelo aluno e sim, instigar
e aguçar os seus conhecimentos prévios, promovendo uma discussão com o grupo,
levantando hipóteses para elucidar as dúvidas. E com isso, utilizo as
tecnologias que tenho a disposição para direcionar o aprendizado de forma
efetiva.
Em algumas situações de
aprendizagem os educandos promovem perguntas e curiosidades sobre o tema
abordado ou não, nesse momento, aproveito para relacionar o conteúdo estudado,
fazendo intervenções e discussões contextualizadas com seu cotidiano para atingir
os objetivos do processo ensino aprendizagem.
Muitas vezes, sou um contador
de histórias, criando situações onde eu sou o personagem principal, procuro envolver
e chamar a atenção de todos os alunos para um tema em questão. Para finalizar procuro
sempre destacar os pontos norteadores da aprendizagem para que os mesmos levem
para seu cotidiano.
Portanto, sou um professor comunicativo
e procuro dialogar com meus alunos, isso é importante para que eles alcancem a independência
no desenvolvimento intelectual e pessoal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir