TRABALHO DE PESQUISA DO ENSINO MÉDIO INOVADOR - 1ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO INOVADOR - UMA PRÁTICA ENVOLVENDO A INTERAÇÃO COM O ENSINO FUNDAMENTAL NO PAISAGISMO ESCOLAR DA E.E. EDÉSIO CASTANHO

No dia-a-dia convivemos com paisagens bastante diversificadas, a casa, a rua onde moramos e a escola, entre outras. Paisagem não é apenas um belo panorama natural, mas um conjunto dos elementos naturais e culturais que podemos observar num local.
O paisagismo é uma atividade que permite uma incrível interação com a natureza, abrindo espaço para um contato direto com ela ao se colocar as mãos na terra para o plantio. Além de minimizar o estresse e amplia nossa consciência ecológica. 
            Compor um jardim é muito mais que misturar plantas bonitas. Na composição paisagística devemos considerar a “mensagem” que queremos transmitir ao se criar um jardim. Dessa forma é necessário levar em conta diversos fatores como as linhas, as cores e as formas, sem deixar de lado o sentido de cada planta, a interação desta com animais polinizadores e dispersores de sementes, a dificuldade do cultivo, o tempo de vida e o espaço disponível.

JUSTIFICATIVA
   Este projeto tem a finalidade de desenvolver atividades pedagógicas que contemplem o educando sobre a preocupação ambiental a cerca da água, resíduos e biodiversidade, trocando informações e ideias, e repensando atitudes, para que dessa forma possamos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes através de práticas sustentáveis em casa e na escola. Problematizar as questões socioambientais é papel do educador, já que ela nos remete refletir sobre as atitudes que a sociedade vem tendo ao longo do tempo diante de tal situação.
   Este trabalho nos leva a reflexão da importância de desenvolver atitudes diárias de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade, pois sempre estamos em processo contínuo de ensino-aprendizagem, o aluno precisa aprender a respeitar a natureza em seu todo, evitando o desperdício e consumindo de forma consciente.

OBJETIVO

Implantar práticas sustentáveis na escola e que possam ser aproveitadas em casa, desenvolvendo atividades pedagógicas que visem atitudes de respeito à natureza; incentivando a Educação Ambiental e promovendo um ambiente escolar mais completo, saudável, bonito e agradável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Tornar a Escola Estadual Edésio Castanho mais aconchegante, melhorando a convivência dos funcionários, alunos e professores e permitindo uma sensação de prazer durante a permanência destes na escola.
ü  Utilizar os espaços paisagísticos para aulas de campo de biologia e ciências, bem como para atividades lúdicas e desportistas.
ü  Fomentar ações de educação ambiental, através do envolvimento dos alunos com o manejo dos jardins.

PESQUISA NA INTERNET SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PLANTAS UTILIZADA NA JARDINAGEM DA ESCOLA

            Os alunos das 1ª séries devem pesquisar nos sites relacionados abaixo as características das mudas e plantas ornamentais que serão utilizados no paisagismo da escola. Para finalizar a pesquisa os alunos devem produzir um texto que será divulgado na rádio da escola.
           

NOME POPULAR
NOME CIENTÍFICO
PÁTIO À DIREITA 
Jardineira do Muro
Fórmio Verde
Phormium tenax
Jardineira da Parede
Orquídea Bambu
Arundina bambusifolia
Clorofito de Sol
Chlorophytum comosum
Jardineiras Centrais
Fenix  1m
Phoenix roebelenii
Ixoria Midi
Ixora coccinea
Lírio Amarelo
Hedychium chrysoleucum
Rabo de Gato
Acalypha reptans
Mini-erica Branca
Cuphe gracilis
Mini-lantana
Lantana undulata
Rosinha de Sol
Aptenia cordifolia
Cica
Cycas revoluta
Buxinho
Buxus sempervirens
Azulzinha
Evolvulus glomeratus
Gota de Orvalho
Evolvulus pusillus
PÁTIO À ESQUERDA 
Jardineira Central
Mil Cores
Breynia nivosa
Grama Amendoim
Arachis repens
Perpétua
Gomphrena globosa
Jardineira do Muro
Mini Hibisco

Jardineira do Chorão
Beijinho
Impatiens walleriana
Clorofito de Sombra
Chlorophytum comosum
Muro do Fundo - Painel Verde
Suculentas

Cactos


SITES DE REFERÊNCIA

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra entrar no mapa de distribuição sem permissão e tem umas plantas sem nome científico =D

    ResponderExcluir